Podcast para o público gamer… Devorem seus controles!

Final Fantasy Tactics

Bem vindos a segunda edição do Edu game bar, puxem uma cadeira peçam seus drinks e aguardem o seu turno para relembrar de um dos maiores clássicos dentre os jogos conhecidos como “tactics”, claro que estou falando de Final Fantasy Tactics.

Sei que é um game bem antigo (1997) e existem milhares de análises sobre ele espalhadas pela internet, então vou fazer um relato da minha experiência com o game.

Creio que devo ter jogado FFT pela primeira vez no mesmo ano em que o game foi lançado, época em que o Playstaion estava fervilhando e muitos jogos memoráveis foram lançados.

O interesse em conhecer o game surgiu do prévio conhecimento do estilo, pois a alguns anos atrás havia conhecido um game para SNES chamado Tactics Ogre.

Logo de cara já me transformei em fã do gênero, e me recordo com saudades das longas horas que passei em frente a TV para conseguir terminar o game. Ao começar a jogar FFT, a minha expectativa era apenas de obter  “mais do mesmo” já que grande parte da equipe que elaborou “TO” migrou para Square Enix a fim de desenvolver este projeto. No entanto me deparei com um jogo belíssimo e de uma complexidade única do qual me tornei um fã incondicional.

Para quem não conhece esse tipo de jogo, vou dar uma breve introdução. O cenário se parece com um tabuleiro segmentado em quadros onde seus personagens podem se movimentar. As ações são delimitadas por um sistema de turnos, onde cada personagem pode realizar um movimento (andar pelos quadros) e uma ação (atacar, lançar um feitiço) por turno.

No campo de batalha você está no controle de um grupo de personagens e deve definir as ações de todos eles levando em consideração diversos fatores, relevo do terreno, tempo de ação dos personagens, probabilidade de acerto dentre outros.

O game conta com um complexo sistema de profissões onde você define a classe que seu personagem pertence e conforme vai ganhando experiência na classe escolhida, novas classes exclusivas vão surgindo para que você possa continuar a personalizar seu personagem e ganhar novas habilidades. Além disso existe um sistema de signos que influencia no combate através de compatibilidade entre os signos dos integrantes de sua tropa.

O game é baseado no vasto universo e mitologia de Final Fantasy, então as magias, e classes de personagens são velhos conhecidos dos fãs da famosa série de RPG, além de uma aparição de Cloud de FFVII.

A trilha sonora do game é belíssima e o enrredo é cheio de reviravoltas, conspirações traições etc.

Enfim é um game que tem dois todos os ingredientes para se tornar um clássico dos videos games o que de fato ocorreu.

O game ainda teve versões lançadas posteriormente para os portáteis Game Boy Advancced (Final Fantasy Tactics Advanced) e PSP (Final Fantasy Tactics).

Outros do Gênero:

Para quem quiser conhecer mais alguns jogos do gênero indico Ogre battle, Ogre battle 64, Tactics Ogre, Disgaea 1, 2 e 3, Phantom Brave, Final Fantasy Tactics Advanced 1 e 2, Onimusha Tactics.

Fico por aqui e com uma saudade imensa de FFT, ainda bem que é possível baixar o game pela PSN para PS3 e PSP além da versão exclusiva de PSP ainda estar disponível.

Links desse post:

Tactics Ogre

Final Fantasy Tactics Job Intro

Final Fantasy Tactics intro

Final Fantasy Tactics Game Play

Facebook Twitter Email

  • http://twitter.com/Wakashimazu Renan Pinheiro

    Todos migra do TO pro FFT. O jogo é talvez, o FF que todos conseguem fechar, isso sem ficar em bhsuca do “100%” de Jobs e itens.

    • Anônimo

      O legal é que vira uma obsessão conseguir os Jobs mais avançados e melhores armas.

  • Kleber

    Um otimo jogo de estratégia com varios jobs animais e abilidades supriendentes .