Podcast para o público gamer… Devorem seus controles!

Os games estão curtos demais?

Uma das grandes reclamações dos gamers da atualidade diz respeito a facilidade dos jogos, muitos nostalgicamente lembram de “eras” passadas em que games como battletoads e shadow of the beast tiravam o sono de muitos jogadores devido a sua dificuldade imensa. Será que além disso os jogos também estariam ficando curtos demais?

Não estou me referindo a jogos feitos por produtoras independentes e normalmente comercializados por download que por natureza são curtos e bem mais baratos que a as grandes produções.

Se olharmos para games do tipo blockbuster como por exemplo Uncharted 2 ou God of War III isso parece fazer todo o sentido já que se tratam de jogos que não oferecem mais de 10 horas de jogo, mas é claro que temos exceções como Gran Turismo 5 por exemplo que dá ao jogador uma experiência muito maior.

Em todo caso jogos como GT5 parecem mesmo estar enquadrados nas exceções pois até mesmo franquias como Final Fantasy apesar de ainda oferecerem umas boas 30 horas de jogo parecem ter o seu tempo de duração reduzidos em relação a versões anteriores.

Juntando jogos curtos, fáceis demais e com roteiros lineares, que são tendências “modernas” , nós nos vemos em um perigoso mercado de jogos feitos apenas para se assistir em uma tarde assim como são os filmes.

Eu particularmente não gosto tanto assim dessa tendência dos jogos cada vez mais se parecerem com filmes onde marcadores de energia na tela são proibidos, você não pode recuperar a sua energia com os bom e velho “life” que você encontra pela fase e por ai vai.

Espero que os desenvolvedores possam sim aproveitar os recursos tecnológicos e criar jogos incríveis, mas que não se esqueçam que são jogos.

Facebook Twitter Email

  • http://twitter.com/jarochaf José Augusto F°

    Concordo plenamente com você. Alguns podem até não serem tão fáceis, mas com certeza são curtos. A franquia COD é um exemplo. O que percebo é a preocupação quase total no gráfico, deixando enredo de fora. Com certeza existe uma tendência a criação de jogos descartáveis, que precisam ser terminados logo, pois precisam vender a continuação. Esse é o triste mercado atual.

  • http://blog.robsonb.com.br RobsonB

    É… mas pós-online, os modos história são relativamente chatos, se fossem longos demais ninguém além dos caçadores de troféus jogariam e as produtoras teriam jogos em que ninguém chega no fim… :) (e o fator replay tbm)

  • Dorecos

    Estão encurtando para vender mais DLC’s. Você paga caro e em troca recebe o jogo pela metade, a outra metade vc tem que pagar pra baixar e ainda assim os jogos estão curtos e fáceis.