Podcast para o público gamer… Devorem seus controles!

O imortal PlayStation 2

Este nunca morre! Com 10 anos de vida, o PlayStation 2 continua sendo fabricado e vendido em vários países, inclusive aqui no Brasil, onde seu sucesso foi grande…

Primeira versão do console.

Lançado em 4 de março de 2000 no Japão e 26 de outubro de 2000 nos Estados Unidos, a notícia se espalhou tanto que causou uma escassez nas lojas no dia do lançamento. Apenas alguns milhões de pessoas tinham obtido o console até o final de 2000 devido a atrasos na fabricação. Após o seu lançamento, era difícil encontrar unidades PS2 nas prateleiras dos revendedores. Outra opção era comprar o console na internet através de sites de leilões, como o eBay, onde pessoas pagavam mais de mil dólares por um PS2. Inicialmente o PS2 vendeu bem com base na força da marca PlayStation e da compatibilidade com a versão anterior, vendendo mais de 980.000 unidades no Japão em 5 de março de 2000, um dia após o lançamento.  Mais tarde, a Sony adicionou novos kits de desenvolvimento para desenvolvedores de jogos e mais unidades de PS2 para os consumidores.

 

Em setembro de 2004, na mesma época do lançamento do GTA San Andreas, a Sony revelou um PS2 novo, mais fino. Em preparação para o lançamento dos novos modelos (SCPH-70000-90000), a Sony deixou de fabricar os modelos mais antigos (SCPH-30000-50000). A Sony anunciou que a partir de abril de 2009 o PS2 custaria 99,99 dólares no varejo.

O novo (e atual) modelo slim (SCPH-70000-90000).

Um detalhe legal do console era a retrocompatibilidade com seu antecessor. Quem tinha o primeiro Playstation e não queria se desfazer de seus jogos, podia usá-los no novo console. O PlayStation 2 é compatível reversamente com os jogos de PlayStation 1 assim como seus acessórios (controle, cartão de memória, etc).

Funções online?

 

Um outro detalhe legal mas que não pegou muito por aqui no Brasil era a possibilidade de jogo online (hoje normalmente usado no Xbox 360 e PlayStation 3). O jogador precisa ter uma conexão de banda larga e comprar o adaptador de rede (uma espécie de modulo do Playstation 2 que adiciona modem e ethernet ao aparelho) vendido separadamente (o PS2 Slim já possui tal adaptador integrado). Há uma seleta gama de jogos para se jogar online incluindo um aplicativo de Videoconferência que utiliza a câmera EyeToy. Todos os jogos de PS2 lançados depois de 2003 são protegidos pela Rede Dinâmica de Autenticação (DNAS). O objetivo deste sistema é evitar a Pirataria e trapaças. O DNAS impedirá cópias ilegais ou cópias modificadas de se conectarem a internet.

A ideia de usar câmera em jogos não é nova, dado que já foi utilizada anteriormente em muitos jogos de arcade e em consolas, como a Game Boy Camera, para o Game Boy. Mas com a resolução das câmaras modernas e o poder de processamento da PlayStation 2, houve um novo leque de possibilidades, impossíveis de alcançar com o Game Boy. A ideia foi levada a cabo pelo Estúdio de Londres da S.C.E.E. (Sony Computer Entertainment Europe), que mostrou o novo conceito em 2002 com quatro jogos. A ideia foi um sucesso, e o hardware foi lançado na Europa a julho de 2003 com o primeiro jogo compatível com o EyeToy, denominado EyeToy: Play. O próximo modelo do EyeToy saiu em finais de 2006 com capacidades de Alta definição e suportado pelo PlayStation 3, mais uma versão para a PSP.

O PlayStation 2 recebia no seu auge títulos originais (Devil May CryGuitar HeroKingdom Hearts), séries consagradas (Pro Evolution Soccer 2011Harry PotterResident Evil 4Final Fantasy X,Smackdown Vs RawMetal Gear Solid 2) e alguns títulos da própria Sony Computer Entertainment (Gran Turismo 4ICOShadow of the ColossusGod of WarGod of War 2Jak and DaxterRatchet & Clank) e  Rockstar Games (seus jogos com muito sucesso, são: Grand Theft Auto: Vice City e Grand Theft Auto: San Andreas). Devido à popularidade do futebol no Brasil, um dos jogos mais procurados é Winning Eleven e também seu sucessor Pro Evolution Soccer.

Até março de 2008, 1625 jogos estavam disponíveis para o PlayStation 2. O PlayStation 2 é o único video-game do século passado que até hoje tem novos jogos lançados.  O videogame de maior sucesso da história, disponível em diversos outros mercados desde 2000 e que já vendeu 138 milhões de unidades mundo afora – muitas delas no Brasil de forma “não-oficial” – chegou por aqui com nove anos de atraso. Agora o Playstation 2 é fabricado aqui no Brasil desde 2009…. Estamos tão atrasados assim?

 

Filmes Online no seu PS2?

 

Além de poder assistir filmes em DVD no seu PS2, inclusive tem até um controle remoto para tal função, é possível assistir filmes de modo online através do serviço Netflix. É só solicitar o disco para a netflix pelo site, é gratuito, e tudo que você precisa é de conexão banda larga o disco e o memory card. O disco vai salvar seu login e senha no memory card para você não precisar ficar digitando usuário e senha toda vez que for assistir filme. Você paga somente R$ 14,99 por mês e tem uma grande variedades de filmes para assistir a vontade, sem restrição nenhuma! Em breve estarei testando e lançando uma matéria aqui no Devoradores sobre este assunto…

Sim! É possível ver filmes no seu PlayStation 2 via internet!

 

Tava achando que seu PS2 não ia ter mais função nenhuma? Que sua vida estava no fim depois do lançamento do PlayStation 3? Trabalho em uma rede grande de hipermercados no setor de eletro, e recebo muitos clientes perguntando se tem o PlayStation 2 pra vender.. Ele ainda é o sonho de muitos consumidores e pelo jeito, ainda vamos ouvir falar deste console por um bom tempo!

Facebook Twitter Email

  • Kcoton2005

    Belo post pessoal sobre esse videogame curti muito atualmente possuo o mei PS2 e não vendo ele por nada e recentimente adiqueri um PSX pra jogar uns jogos que tenho guardado e também tenho um PSP que jogo alguns emuladores. É isso ai pessoal continue assim com esses post fantasticos que eu sempre estarei acompando o blog de vocês e postando sempre um comentario.

    • http://twitter.com/ecosta1 Eduardo Rodrigues

      Gosta pouco da sony.

    • Mario Luiz Balbino Junior

      Valeu! Continue nos acompanhando!

  • http://twitter.com/liraf Fernando Lira

    Boa Marião!

  • Mario Luiz Balbino Junior

    Valeu galera, na próxima vou escrever sobre o teste que fiz do Play2 com o Netflix! Abraço a todos.

  • http://twitter.com/Wakashimazu Renan Pinheiro

    Quero saber mais detalhes sobre o Netflix nele. Mesmo aparelho com desbloqueio do “capeta”, não consegue jogar on?
    Do jeito que Jack Sparrow imperou com o PS2 verde-amarelo, deve ser contavel nos dedos quandos jogaram online no PS2 xD

  • Kleber

    Pode deixar galera eu continuarei sempre acompanhando vocês e esta matéria esta demais .

  • Reinaldo Oliveira

    Bom tenho o PS2 e solicitei o DVD da Netflix. Assistir os filmes no
    computador são bons, com um gráfico bom para filmes em internet. Eles
    tem uma parte para filmes em HD que melhora bastante. Uso internet de 10
    mega e assisto tranquilo. Já teste com internet 3g da Vivo e tambem
    assistir sem travar. Mas quando coloquei o DVD da Netflix no PS2, a
    imagem fica muito ruim. Não recomendo assistir no PS2. Outro ponto fraco
    da Netflix com relação ao PS2 é que a variedade de filmes é bem menor
    que no computador. Espero ter ajudado.

  • Se uze

    Show de bola, realmente um console que fez e ainda faz tanto sucesso nao pode sair de linha assim, embora poucos jogos sejam lançados eles ainda existem(lançamentos) e ajudam a manter o console ainda vivo.

    Dica: Quem usa PS2 em TV’s LCD tem um grande problema quanto a qualiadde de imagem, mas para isso basta usar um cabo de Vídeo Componente para PS2, eu mesmo utilizo e a imagem melhora 100%, além de poder utilizar o recurso Progressive Scan que existe em alguns e jogos como a série Guittar Hero e Gran Turismo(GT4 inclusive é em HD!!). De alguns anos pra ca varios jogos ja vem com a opçao de 16:9(widescreen).

    Parabens pela matéria!