Podcast para o público gamer… Devorem seus controles!

Diversão com som 5.1

Você sabia que seu vídeo game pode transmitir o famoso som surround 5.1, o mesmo sistema de som de cinema, usando um home theater que usamos para assistir filmes, onde você ouve tiros, explosões de todas as caixas de som do seu aparelho… Pois é, agora já imaginou jogar, por exemplo, Call of Duty com esse sistema de som? SIM! Isso é possível, tive o prazer de comprar um home de 1000 wats rms e pelo próprio cabo hdmi transmitir o som 5.1 para o home, e é justamente isso que vou lhes explicar aqui hoje, como você ter um som de cinema, com o seu vídeo game!

 

Cabo Optico

Através deste cabo, você envia o som diretamente do seu console para o receiver (home theater), para isto, tem que verificar se o seu home tem a entrada optica também. Configure seu console para o som sair pela entrada optica (optical).

Cabo Optico

 

Cabo HDMI

Cabo HDMI - Alta definição em som e imagem!

Muitas pessoas (assim como eu pensava antigamente) pensa que o cabo HDMI serve somente para transmitir imagem em alta definição, mas na verdade ele faz mais do que isso. O sistema HDMI, High-Definition Multimidia Interface (Interface Multimídia de Alta Definifição), transmite imagem e som em alta definição, inclusive o som surround 5.1. Ele conta também com um sistema de link, que dependendo do fabricante do televisor, pode se chamar Anynet+ (Samsung), Simplink (LG), Easylink (Philips), VIERA Link (Panasonic)… Esse sistema de canal de retorno de áudio está disponível em diversos aparelhos televisores e homes. Esse sistema integra, por exemplo, seu home com a tv, e esses sendo do mesmo fabricante, vão ter uma interação, como você ligar o home theater e sua tv irá ligar junto, apenas ligando o home com seu próprio controle. Isso pode acontecer com fabricantes diferentes, mas não é garantido! Na minha sala tenho uma TV LED 46 Philips com o meu mais novo home Samsung HT-D553 com 1000 wats rms (potencia real). Quando ligo o home, minha televisão liga junto, sozinha, apenas apertando o botão power do home, mas já no caso contrário, isso não acontece, e talvez se os dois aparelhos fossem do mesmo fabricante, aconteceria. Para isso funcionar, basta ligar o seu home na entrada HDMI 1, pois é ela geralmente que tem o sistema de link, consulte o manual do seu televisor para ter certeza. Mas geralmente vem descrito na entrada do televisor, no meu caso, está escrito ARC na primeira entrada. Já vi outros televisores de outros fabricantes com a descrição ARC na HDMI 1. Parece que a Sony é a única a admitir oficialmente que seus equipamentos HDMI-CEC funcionam apenas com os da própria marca. Depois, ligue seu console em qualquer outra entrada HDMI, e para enviar o som para o home, basta mudar no mesmo para a entrada auxiliar. Geralmente o televisor joga automaticamente o som para o home.

 

Configurando seu XBOX 360

Para ativar o som 5.1 no seu console, basta seguir os seguintes passos:

Inicie o console do Xbox 360 sem um disco na bandeja do disco.
No console, selecione Configurações do sistema e, em seguida, selecione Configurações do console.
Selecione Áudio.
Selecione Saída digital e, em seguida, selecione a saída digital usada pelo seu sistema de áudio:

Estéreo digital
Dolby Digital 5.1
Dolby Digital com WMA Pro: Esta configuração permite a passagem WMA Pro se seu receptor suporte o formato WMA Pro.

 

Configurando seu Playstation 3

Para ativar o som 5.1 no seu console, basta seguir os seguintes passos:

Selecione Definições > Definições de Som
Selecione Definições de Saída Áudio
Selecione o conector de entrada no dispositivo de áudio. Os números dos canais e os formatos de áudio suportados variam consoante o conector que utilizar
Selecione os formatos de saída de áudio.
Selecione todos os formatos de saída que são suportados pelo dispositivo de áudio utilizado. Se Conector Entrada Áudio/SCART/AV MULTI for selecionado, a tela de seleção de formatos de saída de áudio não será apresentado. Se HDMI estiver selecionado, pode selecionar a definição automática do formato de saída de áudio (Neste caso, o dispositivo HDMI tem de estar ligado).
Verifique as suas definições.
Pode voltar a tela anterior e rever as definições…
Guarde as suas definições.
As definições de saída de áudio são guardadas no sistema.

 

Dica para que tem o Playstation 2 – O Playstation 2 também oferece som 5.1, mas somente assistindo filmes em DVD. Alguns jogos até oferecem o 5.1 mas só apenas em algumas cenas em CG. Um exemplo de jogo é o Metal Gear Solid 2. É só ligar o console no home através do cabo optico. Se você tem o Playstation 2 e tem a possibilidade de testar esta função, manda um comentário aqui no post!

Facebook Twitter Email

  • aki é rock

    No meu PS2 eu uso o cabo video componente pra dar uma melhorada na imagem e som .

    • http://www.facebook.com/marioluiz.balbinojunior Mario Luiz Balbino Junior

      E dá muita diferença na imagem?

  • http://twitter.com/liraf Fernando Lira

    Vixi comprei 1 home 850w graças esse maluco ai rs
    São outros jogos, jogos de guerra, ficam incríveis!

    • http://www.facebook.com/marioluiz.balbinojunior Mario Luiz Balbino Junior

      Realmente vale muito a pena!