Podcast para o público gamer… Devorem seus controles!

Z: Guerra Interplanetária

Devorem seus teclados (e mouse’s)! Eu sou o Salese e fui convidado pelos devoradores para compartilhar alguns jogos, mas não de consoles, e sim aqueles que você, antes de olhar as recomendações mínimas, torçe para que sua placa de vídeo suporte.
Não tenho nenhum console atualmente, parei no Playstation One, e para ser sincero, desde que conheci os jogos para PC nunca mais tive vontade de comprar um vídeo game novo. Dito isso, a cada aparição minha aqui indicarei um jogo que vale a pena conferir mesmo que você seja um viciado em PS3, Xbox ou derivados.

Z: Guerra Interplanetária

Z: Guerra Interplanetária

O primeiro jogo que destaco aqui é “Z”. É, o jogo só se chama “Z” mas se pronuncia “Zed”. Lançado em 1996 pela Virgin Interactive e desenvolvido por uma empresa chamada The Bitmap Brothers, “Z: Guerra Interplanetária” foi o título recebido quando foi lançado no Brasil pela coleção Games do Estadão, do jornal O Estado de São Paulo. Você só precisava de um 486, 66MHz, 8 MB RAM e 2x no CD-ROM que rodava tranqüilo, eu mesmo rodava esse jogo no 486 que meu pai usava pra trabalhar na época.

Posteriormente foi lançado também para Playstation em 1997 e para Sega Saturn em 1998, mas com certeza o aproveitamento foi outro nos consoles, nada como um teclado e um mouse para se jogar esse tipo de jogo.

“Z” é um típico jogo de estratégia em tempo real. Primo bastardo de Command & Conquer, não tinha o menor pudor. Xingamentos e violência desenfreada entre robôs. E o melhor é que saiu para PC totalmente em português no Brasil.
O vídeo de abertura já mostra uma nave de carga com dois robôs de ressaca de tanta cerveja (latas de óleo, no caso) que atrasaram a entrega dos suprimentos para o general no campo de batalha, que parece bem bravo com eles…

Logo após a abertura você já é jogado no meio da ação (afinal, estavam atrasados).
A mecânica funciona mais ou menos como um Capture the Flag, e o mapa e todo dividido por territórios. Você começa com uma base central e o inimigo também, e ao redor existem zonas que você move os soldados para capturar e tornar seu. Quem conseguir capturar o maior número de territórios nos primeiros momentos do jogo terá vantagem pro resto da partira, uma vez que nesses territórios existem fabricas que constroem soldados, tanques, jipes, etc.

Isso nos leva a inteligência artificial do jogo que é notável, singular e esquisita ao mesmo tempo.
Você não constrói nada nesse jogo, as instalações estão todas lá, você só precisa tomar o território. Se estiver vazio, é só chegar. Se for do inimigo, acabe com eles e tome para você, e não se esqueça de fortalecer as defesas para que não façam o mesmo com você!
O movimento dos soldados é esquisito em alguns pontos, você clica para eles irem até determinado local, mas a rota tomada pode ser a mais inesperada. Da mesma forma que seus soldados podem tomar decisões inteligentes sem seu auxilio, como pular pra dentro de um tanque vazio ou de uma metralhadora de chão para proteger sua fortaleza.

“Z” é um jogo de estratégia em tempo real para os menos obsessivos e mais descompromissados, e que não deixa de ser extremamente difícil no decorrer das missões. Perca um minuto e não tome aquele território que você vai sofrer lentamente o resto da partida inteira.
O jogo tem um humor fantástico, palavrões e piadas de mal gosto o tempo inteiro, do tipo “Pelo amor de Deus, faça alguma coisa!” quando você está sendo dominado pelo inimigo, e “Seu Idiota! Canalha!”.

Quem quiser experimentar essa belezinha hoje em dia pode usar um software chamado DOSBox que emula o MS DOS e baixar também os 10MBs do jogo. Testei no Windows 7 x64 e rodou de boa.

Um abraço e até a próxima.

Links desse post:

Z apresentação

Game Play

Facebook Twitter Email

  • Fabio Okuta

    Olha o salese participando do site. DJ Salese PC Gamer

    • Salese

      Desde sempre! Hahahahaha…

  • Anônimo

    Inclusive dou uma indicação… quem não jogou também pode jogar…

  • Rodrigofpm

    Como faço para baixa esse jogo ja joguei, em outro windows e agora gostaria de jogar, no XP…

  • diego B. Ribeiro

    Pow, alguém pode postar aonde eu consigo um download desse jogo p/ win vista?
    Eu adorava isso qndo era criança e não consigo nenhuma versão q funcione nem com dosbox e daemon tools!! :P
    Agradeço desde já a quem puder ajudar 
    Thx

  • Fkmixstudios

    como eu faço pra baixar esse jogo eu gostava muito de jogar ele

  • Ezequiel Pan

    Como eu faço para executar o game no win7?
    ele não executa no dosbox
    Por favor me ajude
     

  • patrick soares

    como eu jogo de dois?

  • Henrique Justo

    ai galera achei um cara q tem um blog para download gratuito tem tudo até o emulador la http://zguerrainterplanetaria.blogspot.com.br/p/download.html