Podcast para o público gamer… Devorem seus controles!

A Saga Street Fighter

Hadouken! Eu sou Mario e venho através deste contar a história de um dos maiores games de luta feita pela empresa Capcom, sim, estou falando de Street Fighter!

A primeira versão do jogo foi criada no ano de 1987 pela capcom, e foi o primeiro arcade a usar um joystick e seis botões, o que acabou se tornando uma tradição na série. Você só jogava com Ryu ou Ken, e desafiava dez lutadores de cinco países, Birdie e Eagle (Inglaterra), Joe e Mike (EUA), Gen e Lee (China), Geki e Retsu (Japão), Adon e Sagat (Tailândia), estes dois últimos sendo os chefes/Boss do jogo. Depois em 1991 a Capcom lança Street Fighter II – The World Warrior, que ao contrário do game anterior, acabou se tornando um grande sucesso e popularizou a série. Podendo controlar oito lutadores (Ryu, Ken, Blanka, Zangief, Dhalsim, Guile, E. Honda, e Chun-Li) todos lutadores de países diferentes com excessão dos japoneses Ryu e E. Honda, e dos americanos Ken, Guile e Balrog. Os três novos chefes tiveram seus nomes trocados fora do Japão, o boxeador afro-americano era chamado de M. Bison, parodiando Mike Tyson e para evitar processos, a Capcom rebatizou-o como Balrog, que era o nome do toureiro espanhol rebatizado Vega; que era o nome do chefe final, esse batizado como M. Bison. Diferente da primeira versão, Street Fighter II tinha ótima trilha sonora, excellentes gráficos e uma jogabilidade muito superior, fazendo com que o primeiro título da série parece-se um jogo Hack, ou feito nas coxas!

Com o sucesso de Street Fighter II, em 1992 é lançado Street Fighter II’: Champion Edition, que nada mais é um up-grade de Street Fighter II: The world Warrior. Em Champion Edition, além dos oito lutadores jogaveis, você também tinha a sua disposição os quatro chefes para jogar, e este teve uma excelente conversão para o console Mega Drive. Em seguida, no mesmo ano, foi lançado Street Fighter II’ Turbo: Hyper Fighting, com a adição de novos golpes e uma conversão para o console Super Nintendo, onde você tinha a opção de escolher a velocidade do jogo.

Em 1993 é lançado Super Street Fighter II – The New Challengers, que como o próprio título diz, tem a adição de quatro novos lutadores (Cammy, Fei Long, T. Hawk e Dee Jay) mais detalhes nos gráficos e na trilha sonora, usando a nova placa arcade CPS2. No ano seguinte, 1994, sai a versão Super Street Fighter II Turbo, que adicionava o personagem secreto e chefe Akuma/Gouki, a possibilidade de escolher a velocidade do jogo e cada lutador recebe um novo golpe chamado “Super”, onde atacando o inimigo você enche uma barra para poder liberar um golpe especial (ou Super golpe) contra seu adversário (com exceção de Akuma, que não tem Super).

Saindo do “mais do mesmo” a Capcom lança em 1995 a série Street Fighter Alpha/Zero. A história desta série se passa antes de Streer Fighter II e depois de Street Fighter. A primeira versão, chamada de Street Fighter Alpha: Warriors’ Dreams (EUA) e Street Fighter Zero (Japão) conta com o retorno dos personagens Adon e Birdie do primeiro Street Fighter, a entrada dos lutadores Guy e Adon do jogo Final Fight, e três novos protagonistas, o amigo de Guile, Charlie/Nash, Dan Hibiki que era um personagem secreto junto com Akuma e M. Bison, e mais uma mulher que pra variar, quer se vingar do vilão M. Bison/Vega, a Rose. Na série Alpha/Zero, há uma grande mudança na trilha sonora e nos gráficos, que foram totalmente refeitos, e também é criado uma nova barra de Super, esta que agora conta com três níveis. Em 1996 é lançado Street Fighter Alpha 2 e Street fighter Zero 2 Alpha, que conta com a volta de Gen do primeiro jogo, a entrada Rolento de Final Fight, a nova lutadora Sakura e o retorno de Dhalsim e Zangief. Foi lançada uma conversão para Playstation one e Sega Saturn batizada de Street Fighter Alpha 2 Gold onde a personagem Cammy foi incluída no modo “Versus”.  Em 1998 sai Street Fighter Alpha/Zero 3, com mais personagens, nova jogabilidade e uma excelente conversão para Playstation one, Sega Saturn e Sega Dreamcast. Nestas versões caseiras tem alguns personagens exclusivos (Guile, Dee Jay, T. Hawk, Fei Long, Evil Ryu e Shin Akuma).

Street Fighter III lançado em 1997. Não teve tanto sucesso quanto Street Fighter II. Um dos motivos é a ausência de muitos personagens famosos do jogo anterior. Foram lançadas três versões de Street Fighter III: Street Fighter III: New Generation (1997): Jogo lançado com doze personagens, dos quais apenas Ryu e Ken já eram conhecidos. Os dez personagens novos (nove lutadores e um chefe) são Sean, Oro, Dudley, Elena, Yun, Yang, Necro, Alex, Ibuki e Gill (o chefe). Street Fighter III: 2nd Impact – Giant Attack (1998): Segunda versão do jogo, trouxe algumas mudanças na jogabilidade e três novos personagens: Akuma (presente em outros jogos da série), Hugo (personagem de Final Fight) e Urien. Street Fighter III: 3rd Strike – Fight for the Future (1999): Última versão do jogo trouxe novamente mudanças na jogabilidade. Todos os cenários são novos, e o visual dos personagens foi renovado. Traz cinco novos personagens: Makoto, Remy, Twelve, Q e Chun-Li (presente em outros jogos da série). Nas versões para Playstation 2 e Xbox 360 é possível, através do menus “Extra Options”, modificar a jogabilidade, deixando o jogo com o estilo desejado pelo jogador.

Em 2003 é lançado Hyper Street Fighter II: The Anniversary Edition, edição especial comemorativa de 15 anos de Street Fighter, lançado para X-Box e PS2. O jogo reúne as cinco versões oficiais do Street Fighter II (The World Warrior, Champion Edition, Turbo/Hyper Fighting, Super e Super Turbo) numa ‘hiper’ edição que permite recriar um combate entre qualquer personagem de qualquer Street Fighter.

No evento londrino “Capcom Gamers’ Day 07″, a Capcom anunciou entre vários títulos, o tão esperado Street Fighter IV. O jogo conta com gráficos 3D e gameplay 2D, este estilo de jogo sendo conhecido como “2.5D”. Todos os personagens da primeira versão Street Fighter II estão presentes, incluindo os chefes. Participam também cinco personagens novos, Abel, Crimsom Viper, El Fuerte, Gouken e Rufus, na versão caseira também estão presentes Dan Hibiki, da série Street Fighter Alpha, e Fei Long, e o chefe final, chamado Seth. Em 2010, é lançado para Xbox 360 e Playstation 3, a continuação de Street Fighter IV, com novos cenários, personagens e muito mais atrativos no jogo. Além de todos os personagens de Street Fighter IV, retornam T. Hawk, Dee Jay, (Super Street Fighter II – The New Challengers), Cody, Adon, Guy (Street Fighter Alpha) Dudley, Ibuki e Makoto (Street Fighter III – 3rd Strike) e fechando o novo título com mais dois estreantes na briga, Juri e Hakan. E ainda neste ano de 2011 teremos mais um lançamento, Super Street Fighter IV – Arcade Edition que tem a inclusão dos irmãos Yun e Yang, de Street Fighter III, Evil Ryu e mais um personagem inédito: Oni, uma versão poderosa de Akuma, estilo Shin Akuma, de Street Fighter Alpha.

Alguns outros títulos da série: Street Fighter EX, uma subsérie com gráficos 3D, exclusiva de arcades, PlayStation e PS2. Fora apenas licenciada pela Capcom, sendo produzida pela japonesa Arika. Street Fighter: The Movie (1995) é um jogo de luta baseado no primeiro filme da série. Com personagens digitalizados, e jogabilidade totalmente diferente da tradicional, não agradou os fãs. A Capcom lançou a versão doméstica Street Fighter: Real Battle on Film, com jogabilidade sensivelmente superior.

 

Facebook Twitter Email

  • http://twitter.com/Wakashimazu Renan Pinheiro

    Street Fighter é sempre bem vindo!

  • Kleber

    Joguei quase todas as versões mas Street Fighter é um puta de um jogão temos que concordar ne´.

  • http://twitter.com/DaltonBello Dalton Belo

    “Street Fighter: The Movie” é um jogo baseado em um filme… que foi baseado em um jogo… E o filme é ruim, imgina o jogo baseado nele. Imagina se fizessem um jogo do Doom baseado no filme… que é um filme foi baseado em um jogo..